![]() |
| Corinthians, Vasco e Flu: quem leva o caneco? |
Esse Campeonato Brasileiro está tão disputado, tão disputado, que eu já perdi as contas de quantas vezes os matemáticos de plantão tiveram que fazer e refazer suas contas. Bem, agora, prestes ao início da penúltima rodada da competição futebolística mais disputada de todos os tempos – por pontos corridos, é claro – sabemos que somente três times têm reais chances de levantar o caneco. No entanto, mesmo sabendo que o título ficará entre Corinthians, Vasco da Gama ou Fluminense, uma coisa é certa: o eixo Rio-São Paulo ainda domina o Brasileirão. Em 2011, o “Império”, criado em 2004, completa oito anos de hegemonia.
Em 2003, o Cruzeiro - que corre um risco seríssimo de ser rabaixado, pela prinmeira vez na história - ganhou todas as competições que disputou, inclusive o Brasileirão. Na ocasião, o campeonato mais importante do Brasil adotou o critério europeu e passou a ser disputado por pontos corridos, com todos os times jogando contra todos, em um sistema de turno e returno. A partir daí, nenhum outro clube fora do eixo Rio-São Paulo venceu o Brasileirão, o que se repetirá em 2011. Uma pena é que nosso amigo Raoni Alves errou em sua aposta no último post, dizendo que o Flamengo ainda poderia ser campeão. Ora, Bolas! Tudo bem que, na época, o rubro-negro carioca ainda tinha chances reais de título. Agora, com um Ronaldinho Gaúcho apagado e sem brilho, o sonho não será possível, neste ano.
O Fluminense defende seu cinturão de último campeão brasileiro. Fred, mais uma vez e assim como em 2009, onde livrou o clube de mais um rebaixamento, voltou a jogar muita bola. Dos três que estão na briga, é o time que tem menos chance de ser campeão - segundo os matemágicos, com apenas 4%, mas já garantiu sua participação na Taça Libertadores do ano que vem. O Time de Guerreiros, na penúltima rodada, enfrenta o Vasco, outro candidato ao título, num jogo que pode definir tudo, até o futuro do Corinthians. A vitória sobre o Figueirense, na 36º rodada, por 4 a 0, lá no Orlando Scarpelli, aumenta e muito a autoestima do time. Pra mim, a grande final para o Fluminense é contra o Vasco.
O Gigante da Colina disputa, além do Brasileirão, a Sul-Americana, que dá ao campeão uma vaga na Libertadores da América. Apesar de já ter carimbado seu passaporte para a Libertadores de 2012, quando venceu a Copa do Brasi no meio do ano, o Vasco quer consagrar-se campeão das duas competições. E isso é bem possível de acontecer. De qualquer forma, por todos os problemas que o time teve em 2011 como o pior início de temporada da história e AVC de Ricardo Gomes, sem dúvida nenhuma, o retrospecto do clube já é o melhor, dos últimos 20 anos. Libertadores garantida, 17% de ser campeão brasileiro, a volta de Juninho Pernambucano e ser a única equipe brasileira ainda viva na Sul-Americana são alguns motivos desta minha absoluta afirmação.
Por último, mas não menos importante, o Corinthians que, dos três times da disputa, é o mais regular. Só pra ter uma noção, a pior colocação do time, em todo campeonato, foi a 5ª posição, após a primeira rodada. Com 79% de chance, o Corinthians chega com muito moral, mas vai enfrentar um adversário de luxo e que está outra briga: a por uma vaga na Libertadores. Diante de todas as constatações, uma curiosidade chama atenção: Émerson, o 'Sheik', pode ser tricampeão brasileiro, mesmo atuando pelo time paulista. Em 2009, conquistou o brasileiro com o Flamengo, com o Fluminense, em 2010, e, agora, a possibilidade de ser com o Corinthians está muito próxima. Tudo isso me leva a crer que ele é o grande talismã do Brasileirão. Só pode ser isso.
Bem, independente disso, quem ganha com tudo isso somos nós, fãs e críticos de futebol, que tivemos a oportunidade de acompanhar um campeonato histórico, encantador e, acima de tudo, o mais disputado de todos os que já vimos, até o presente momento. Estamos na penúltima página deste livro que, certamente, também será lido por nossos sucessores. Estou doido pra chegar à última página. E você?


Acho que depois dessa vitória no clássico, o Vasco vem com tudo. E ao Palmeiras não vai faltar incentivo para engrossar o jogo contra o Corinthians.
ResponderExcluir