sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FLAMENGO E VASCO: EQUILÍBRIO COMO HÁ MUITO NÃO SE VIA


Se um dia esse jogo já foi chamado de clássico dos milhões, nos últimos 10 anos esse adjetivo só foi confirmado por conta de suas torcidas. Nesse período, não me recordo de um jogo entre as equipes com tamanho equilíbrio. Pela primeira vez, desde 2001, quando ambos os times possuíam elencos qualificados, Vasco e Flamengo voltam ao topo do cenário nacional, brigando pela ponta da tabela, como os dois melhores times do Brasil. Se não são por unanimidade, estão certamente entre os quatro times que apresentam o melhor futebol e que efetivamente brigam pelo título de campeão.


Talvez mais importante do que esse confronto só mesmo a final da Copa do Brasil de 2006. Na ocasião estava em jogo um título nacional de menor importância, com a disputa de uma final em dois jogos. Porem, como já disse aqui, aquele não era um jogo muito equilibrado. Valia título, os dois poderiam ganhar, mas o favoritismo era facilmente apontado para o lado rubro-negro. Vale lembrar que o Vasco possuía um ataque com Valdiram e Valdir Papel... Sem mais comentários.

Enfim, o Brasileirão de 2011 está fantástico e não será esse jogo que vai definir o campeão. Porem, não consigo conter minha felicidade em ver a dupla novamente qualificada e brigando ao mesmo tempo pela liderança. De 2001 até hoje, os times até conseguiram brigar, vez ou outra, pela ponta. O Vasco disputou as primeiras posições em 2007, quando terminou há uma posição da zona de classificação para a Libertadores e o Flamengo, além de ficar em terceiro lugar no mesmo ano, acabou campeão em 2009. Contudo, em ambos os exemplos, as conquistas foram por uma combinação de fatores, que alinhavam incompetência dos rivais, sorte e um impulso misturando torcida e peças únicas de qualidade nas equipes.

Dessa vez não! Os maiores rivais do estado estão em um ano de glórias. Um é campeão carioca (por acaso a final foi entre ambos), o outro campeão da Copa do Brasil. Um trouxe Ronaldinho Gaúcho no começo do ano, outro repatriou Juninho Pernambucano antes do Brasileirão começar. Ainda existem Dedé, Alex Silva, Diego Souza, Renato, bons goleiros, peças de importância no banco, desfalques equivalentes nos dois times (Thiago Neves e Felipe), Luxemburgo, Ricardo Gomes, presidentes que se respeitam e fazem boas administrações, torcidas empolgadas, jogadores convocados para a seleção nos dois lados... Só faltou o Maracanã, mas essa já é outra conversa.

Que jogo! Já estou contando as horas para a grande "batalha" do final de semana e olha que também estarei de olho na disputa do UFC Rio, que acontece no sábado a noite. Mas nada será mais importante do que essa "final". Não tem Corinthians e Palmeiras, não tem Cruzeiro e Atlético, nem Grenal que supere a importância e a expectativa desse grande duelo. Em nenhum dos outros clássicos do país, que farão dessa a melhor rodada do campeonato, o equilíbrio é tão evidente. Vamos brincar de analisar peça por peça desse jogo.


Fernando Prass x Felipe - Empate técnico. São excelentes goleiros, que falham vez ou outra.

Alan ou Fagner x Leo Moura - Eu fico com a experiência e com o fôlego de Leo Moura, que apóia e marca bem. Alan tem muito potencial, mas talvez nem seja titular no domingo e tanto ele como Fagner não passam tamanha confiança.

Anderson Martins x Wellington - Ponto para o Vasco. Anderson é melhor tecnicamente e não deixa a desejar no vigor físico.

Dedé x Alex Silva - Ai é até covardia. Dedé é o melhor zagueiro do Brasil na atualidade e Alex Silva poderá voltar a ser o que já foi um dia.

Julinho x Jr. César - O camisa 6 da Gávea desde que chegou vem sendo muito importante para a equipe e é melhor do que o bom lateral vascaíno.

Rômulo x Willians - Outra disputa desleal. Um é o maior ladrão de bolas do futebol brasileiro a três temporadas. O outro é um bom e jovem marcador. Na minha contagem está 3 a 2 para o Flamengo.

Felipe Bastos x Luiz Antônio - Eu acredito que no futuro Luiz Antônio venha a ser bem melhor do que Felipe Bastos, porem o jogo é domingo. Com isso, fico com o volante vascaíno. 3 a 3.

Juninho x Renato - Pela bola que estão jogando ultimamente ficaria com um belo empate. Renato vem sendo fundamental nesse Fla 2011. A bola parada de ambos é bastante perigosa. Porém, o passado e a técnica de Juninho fazem o camisa 8 do vascão levar a melhor. 4 a 3 para o Vasco.

Diego Souza x Botinelli - Esse voto é complicado. Diego Souza em dia bom é melhor, sem dúvida nenhuma. Agora ele vem se mostrando um jogador muito irregular. Mesmo assim ponto para o Vasco. Em clássicos, o camisa 10 da Cruz de Malta vem fazendo a diferença.

Eder Luiz x Ronaldinho - Covardia né? Sem mais explicações, ponto para o Gaúcho. 5 a 4 para o Vasco.

Alecsandro x David - Atacante vive de gols, certo? David por mais que mereça ter no armário uma coleção de camisas do Inacreditável Futebol Clube, já fez 8 gols na competição. Enquanto isso Alecsandro só balançou as redes em duas ocasiões. Ponto para o rubro-negro. Cruel, mas o placar aponta 5 a 5.


MEU DEUS! Eu avisei que o equilíbrio era enorme. Vamos para o banco de reservas. O Vasco deve ter como opções: Bernardo, Leandro, Elton, Marcio Careca, Eduardo Costa e Renato Silva. Enquanto Luxemburgo poderá mudar o jogo com Ronaldo Angelim, Galhardo, Fierro, Negueba, Diego Maurício e Jael. Nossa! Não sei como decidir. As opções no banco também são muito parelhas. Não quero ficar em cima do muro, mas não vejo saída. Pronto, já sei! Me ajudem e me mostrem um caminho. Quem é favorito para o maior Vasco e Flamengo dos últimos 10 anos? Eu ainda não sei.

3 comentários:

  1. Acho que o desfalque do Felipe para o Vasco é uma perda maior que a do Thiago Neves para o Flamengo. Mas a comparação está boa... Tirando que Fellipe Bastos não vai ser titular, o Ricardo Gomes deve colocar o Jumar ou Eduardo Costa pra fechar mais o meio, ou talvez até o primeiro atuando na Lateral Esquerda, justamente para segurar o bom lado direito do Flamengo.

    Vai ser um jogão

    ResponderExcluir
  2. Faz todo sentido! É verdade! É porque eu prefiro o Vasco com o Felipe Bastos e ai acabei escalando ele como titular... Só não concordo que a preocupação do Ricardo Gomes seja o lado direito do Fla. O Ronaldinho esta do outro lado né... Mas esse raciocínio já mostra o vasco acuado. Será esse um sinal? hahaha Valeu! Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Não esquece que Ronaldinho tem pela frente Dedé e Anderson Martins

    ResponderExcluir