por Equipe 'Ora, Bolas!'
Olá, caros amigos! O maior campeonato de times do mundo está aí, já na 4ª rodada. O Brasileirão, que vem se tornando cada vez mais equilibrado, desde 2003 - quando passou a ser disputado por pontos corridos - chega a sua oitava edição, sem que nenhum clube chegue com o patamar de favorito absoluto. Tudo é possível neste Brasileiro e, por isso, nós, do 'Ora, Bolas!', analisamos os 20 clubes do nacional canarinho, para tentar assim chegar a um consenso e apontar, de acordo com nossas opiniões, os favoritos a abocanhar o tão sonhado título. Confira agora a análise de cada time que disputa a competição:
Após subir, seguidamente, de divisões nos dois últimos anos, o América Mineiro não inspira confiança, mesmo com técnico Mauro Fernandes sabendo que será de grande dificuldade a manutenção do Coelho na Série A. Com praticamente o mesmo elenco da Série B, o América leva vantagem no quesito entrosamento, mas é notável a falta de qualidade do elenco que, em sua maioria, conta com veteranos como o goleiro Flávio e o atacante Fábio Júnior (lembra dele?). Se esses ainda conseguirem “dar um caldo”, podem salvar o time mineiro do retorno à segunda divisão.
Destaque 'Ora, Bolas!': O atacante Fábio Júnior.
Furada do 'Ora, Bolas!': A elevada média de idade do elenco.
Veredicto: Será rebaixado.
O que esperar de um time, onde o próprio técnico declara que permanecer na primeira divisão é o grande objetivo? Bom, no caso do Atlético Goianiense, eu espero um time tecnicamente fraco, mas muito consciente de suas limitações e, por isso, talvez, com boas chances de conseguir sua meta, diante de um campeonato tão equilibrado como o de 2011. Contudo, falta matéria prima. Somente um milagre fará o Atlético Goianiense não ser rebaixado, nesse ano. O time não tem destaques individuais e aposta na retranca e nos contra-ataques. Josiel e Anselmo lá na frente terão a missão de fazer os gols, para fugir da degola.
Destaque 'Ora, Bolas!': Estrutura de treinamentos.
Furada do 'Ora, Bolas!': Limitações de plantel.
Veredicto: Não cai, apenas.
O excelente técnico do Atlético Mineiro, Dorival Jr., conta com uma bom elenco nas mãos. Se as peças funcionarem em campo, tem tudo para fazer um ótimo brasileirão. O Galo tem um goleiro promissor, uma zaga segura e um meio de campo com muitas opções como Richarlyson, Dudu Cearense, Mancine e Daniel Carvalho. Somente o ataque não conta com as mesmas variações. Guilherme foi a grande contratação, mas esta voltando ao Brasil, depois de muito tempo e, até se adaptar, a torcida vê o veterano Magno Alves tendo boas atuações. Contudo, Obina e Tardelli ainda não tiveram substitutos à altura. Enfim, se as peças se encaixarem, o título pode até ser almejado, mas o time briga mesmo por uma vaga na Libertadores.
Furada do 'Ora, Bolas!': Faltam atacantes para aguentar uma competição longa.
Veredicto: Luta pelo título, chegando na Libertadores.
Veredicto: Luta pelo título, chegando na Libertadores.
Considero o Atlético Paranaense um time incógnita. Me desculpe o torcedor do rubro negro do Paraná, mas não vejo elenco suficiente para que o time consiga se safar do rebaixamento, neste ano. Com uma defesa inconstante e falta de peças de reposição, basear-se apenas nas bolas paradas do “antigo” Paulo Baier e as arrancadas do eterno carrasco tricolor Guerrón, me parece pouco para um time que já foi campeão brasileiro. Branquinho pode até ser um destaque, mas seu futebol oscila muito. Cabe ao Furacão tentar somar vitórias em casa, mas com esse time, não sei não...
Furada do 'Ora, Bolas!' : Depender apenas do eterno, porém já cansado Paulo Baier.
Veredicto: Disputa a Série B, em 2012.
Já se passaram 4 rodadas de campeonato Brasileiro e o time catarinense só somou 1 ponto e amarga a última posição. Não seria nada, se o elenco não estivesse pagando pela boa campanha na Copa do Brasil, onde terminou nas semi-finais. O time perdeu o meia Marquinho, para o Grêmio, e o ótimo goleiro Renan, para o Corinthians. Até mesmo o técnico Silas deu um até breve e foi ganhar uma boa grana no Qatar, para comandar o Al-Arabi. O time que já não tinha muitos destaques ficou sem rumo e o treinador Gallo terá trabalho. Julinho, Dinélson, Pedro Ken e Rafael Coelho são os destaque. Com isso, já vemos que só com muita sorte o Avaí não jogará a segundona, em 2012.
Destaque 'Ora, Bolas!': a Ressacada e a apaixonada torcida da ilha catarinense.
Furada do 'Ora, Bolas!': Falta talento e liderança.
Veredicto: Brigará para não cair e, possivelmente, cairá.
Ego. Essa é a palavra do ano para o tricolor das multidões. O Esquadrão de Aço contratou em peso para a disputa do Brasileirão, no que acarretou em uma mudança drástica na cara do time, que subiu da Série B para a A, em 2010. Foram oito amargos sem saber o que significa um jogo da 1ª divisão. A chegada de Jóbson - que pode ser punido, ainda esse ano, pelo caso de doping, Ricardinho (tá vivo ainda?), Souza (É aquele mesmo!), Marcelo Lomba e principalmente Carlos Alberto é uma faca de dois gumes para o bom, mas egocêntrico técnico Renê Simões. Tudo dependerá da sobreposição do ego ao futebol. Se isso ocorrer, o Bahia poderá navegar rumo à destruição. Em contrapartida, com Renê contornando o choque de tantos jogadores com mais nome do que futebol, o Bahia pode navegar tranqüilo pelos mares do futebol da elite do Brasil.
Destaque 'Ora, Bolas!': A torcida apaixonada tricolor.
Furada do 'Ora, Bolas!': Os egos que podem ultrapassar o limite do aceitável.
Veredicto: Vai pra Sulamericana.
Com um time titular sólido, mas um banco fraco. Baseado-se no entrosamento defensivo da temporada passada, o Glorioso conta com um goleiro em grande fase, um meio campo de colocar inveja em muitos por aí -Renato, Maicossuel e Élkeson - e um ataque com um finalizador poderoso. O Botafogo vem para esse Brasileirão, mais uma vez, sem a plena confiança da torcida e da mídia especializada, mas o time do uruguaio Sebástian “El Loco” Abreu promete brigar pelo título. Resta saber se a sina alvinegra de morrer na praia se perpetuará por mais uma temporada.
Destaque 'Ora, Bolas!': Jéfferson é um goleiraço e pode garantir pontos importantes fora de casa.
Furada do 'Ora, Bolas!': A falta de confiança no time e do time.
Veredicto: Lutará até o fim pela Libertadores, mas morrerá na praia novamente.
Eis a maior torcida do nordeste. O ‘Vovozão’, aos poucos, vem se firmando no grupo de elite do Brasil. Desde que conseguiu sua ascensão para a Séria A, em 2009, tem demonstrado ser uma equipe muito forte, quando joga em casa. O Ceará foi Campeão Estadual na temporada e disputará a Copa Sul-americana, que dá ao campão o direito de disputar a Libertadores, no ano seguinte. O alvi-negro, em 2011, também chegou às semifinais da Copa do Brasil. O time conta com destaques importantes para as disputas desse ano: o meia e camisa 10, Geraldo, além do campeão do Mundial Interclubes da FIFA, com o Internacional de Porto Alegre, em 2006, Iarley.
Furada do 'Ora, Bolas!': O não tão seguro assim Fernando Henrique.
Veredicto: Terá um passeio calmo e tranqüilo pelos mares da Série A, indo para a Sulamericana, mais uma vez.
Depois de ter disputado a Série B no ano passado, o Coritiba voltou à elite do campeonato nacional com tudo, tendo um início de temporada impressionante. Pra começar, o time foi campeão estadual invicto. As vitórias no campeonato regional e a chegada da equipe à final da Copa do Brasil, renderam ao Coxa uma quebra de recorde: foram 24 vitórias consecutivas, em 2011, superando o detentor da marca – Palmeiras, em 1996, com 21. Os números motivam a equipe alviverde a um só objetivo: uma vaga na Libertadores.
Destaque 'Ora, Bolas!': O conjunto alviverde muito forte e entrosado.
Furada do 'Ora, Bolas!': A derrota na final da Copa do Brasil pode trazer uma certa demora de recuperação psicológica no campeonato.
Veredicto: Se conseguir superar a moral baixa, briga até pelo título.
Na temporada passada, o clube completou 100 anos de existência, mas deixou sua fiel torcida carente de títulos. A última conquista, de caráter nacional, foi em 2009, quando levaram a Copa do Brasil. O título deu a oportunidade ao Corinthians de disputar a competição mais importante das Américas, no ano seguinte – justamente o ano do centenário, porém, o time tropeçou e decepcionou. Em 2011, a equipe conta com reforços importantes, mas, alguns, polêmicos: Adriano, o ‘Imperador’ (Campeão Brasileiro com o Flamengo, em 2009), Émerson ‘Sheik’ (Campeão Brasileiro com o Fluminense, em 2010) e Alex (Campeão da Libertadores da América com o Internacional, também em 2010). O ‘Fenômeno’ Ronaldo encerrou a carreira no clube e, hoje, se tornou seu principal cartola.
Destaque 'Ora, Bolas!': A contratação do meia Alex e do goleiro Renan, peças que serão fundamentais para a luta pelo título.
Furada do 'Ora, Bolas!': Adriano, sempre ele!
Veredicto: Neste ano, o time de maior torcida em São Paulo conseguirá, apenas, uma Sulamericana.
O Cruzeiro ainda não se ajeitou, após o choque da eliminação na Copa Libertadores. O time desandou e a moral está lá embaixo. É um dos grupos mais fortes e completos do Brasil. Se conseguir contornar essa grande maré de tristeza que paira sobre a Toca da Raposa e se Walter Montillo reencontrar o seu futebol, o azul celeste mineiro vai brigar pelo título, que não chega desde 2003.
Destaque 'Ora, Bolas!': Montillo, que é fantástico!
Furada do 'Ora, Bolas!': Além de não poder jogar no Mineirão, o celeste não possui matadores.
Veredicto: Briga pelo título.
“Não vamos cair novamente!”. Essas foram as palavras do capitão e goleiro Wilson, do Figueirense. A equipe é muito entrosada e o trabalho do técnico Jorginho é correto, sem excentricidades e, principalmente, dá resultado. O Figueira é homogênio, sabe jogar dentro de casa e sabe se defender fora. Dará trabalho aos grandes, no Orlando Scarpelli, além de conseguir pontos fora de casa. Agora, resta saber até quando, com o mercado flutuante de técnicos no Brasil, a direção do time catarinense conseguirá manter o técnico Jorginho no comando.
Destaque 'Ora, Bolas!': Ter mantido a base da série B, já bastante entrosada.
Furada do 'Ora, Bolas!': A falta de ambição pode atrapalhar.
Veredicto: Irá surpreender, lutando, até o fim, por uma colocação acima na tabela.
A maior torcida do país vem embalada na temporada, desde o início do ano, quando venceu o estadual. O ‘Bonde do Mengão Sem Freio’ está sendo conduzido por ninguém mais, ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho - melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, além de ter sido a maior contratação dos clubes brasileiros na temporada. Em 2009, o Flamengo quebrou a soberania do São Paulo Futebol Clube, em Campeonatos Brasileiros, ao vencer a competição.
Destaque 'Ora, Bolas!': A dupla Thiago Neves e Ronaldinho pode resolver tudo, para o rubro negro.
Furada do 'Ora, Bolas!': Cadê o matador?
Veredicto: Briga pelo título e vai para a Libertadores.
O tricolor carioca é o atual campeão brasileiro. Apesar de ter dado adeus a Libertadores da América 2011, mesmo chegando a ter a vitória nas mãos, a equipe quer lutar pelo bicampeonato na temporada. Nos últimos cinco anos, o Fluminense conquistou dois títulos nacionais (Copa do Brasil, em 2007, e o Campeonato Brasileiro, em 2010), além de chegar à final em duas competições internacionais (Libertadores da América, em 2008, e da Sul-America, em 2009). Seu principal reforço no ano é a volta do técnico Abel Braga que, em 2005, também dirigiu o tricolor. Abel se consagrou ao conquistar o Mundial de Clubes, em 2006, com o Internacional de Porto Alegre.
Destaque 'Ora, Bolas!': O sempre brilhante e constante Darío Conca.
Furada do 'Ora, Bolas!': Abel Braga não é tão salvador assim.
Veredicto: Dececpcionará, não indo nem para a Sulamericana.
O imortal tricolor chega para a disputa do Brasileirão 2011 com um time titular, que pode dar um caldo bonito. Porém, falta ao técnico Renato Gaúcho boas peças de reposição no banco de reservas. Vitor é goleiro de seleção. A zaga não é das melhores, mas também não está abaixo da média. Os volantes são ótimos. Gilberto Silva e Fábio Rochemback são sinônimos de experiência e muita marcação. Douglas e Marquinhos não deixarão o ataque sem chances de gol. O argentino Miralles, ex- Colo-colo, e André Lima podem formar uma boa dupla. O problema é que o time está em formação e isso pode ser crucial. Mas o grande problema para buscar as primeiras posições é a falta de mais opções no elenco. Falta banco e, em um campeonato como o brasileiro, isso é determinante para separar "os meninos dos homens".
Destaque 'Ora, Bolas!': A força do Olímpico, onde o time quase não perde pontos.
Furada do 'Ora, Bolas!': Banco sem opções e zaga jovem.
Veredicto: Imortalmente na Sulamericana.
Hoje, o Colorado Gaúcho é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores clubes do cenário nacional. Suas últimas conquistas mostram e provam isso, claramente. Em cinco anos, foram quatro títulos internacionais – 1 Libertadores, em 2010, 1 Sulamericana, em 2008, um Recopa, em 2007, e a Copa Suruga, em 2009. Durante esses anos, o Internacional participou de todas as edições da Libertadores da América. Apesar disso, o título mais marcante foi em 2006, quando a equipe conquistou o Mundial de Clubes, em cima do Barcelona. O atacante Leandro Damião e o meio D’Alessandro são seus principais jogadores.
Destaque 'Ora, Bolas!': D'Alessandro é craque, mas só quando esquece sua personalidade forte.
Furada do 'Ora, Bolas!': A variedade incansável de frangueiros que passam pelo gol colorado.
Veredicto: Luta pelo título, se contratar um goleiro confiável e se Falcão conseguir dar seguimento ao seu trabalho, esquecendo que não é mais comentarista.
O Palmeiras é uma verdadeira incógnita. Tem um time meio perdido, em seus constantes problemas de direção, e de disciplina. Valdívia voltou para ser o cérebro do time, mas ainda não foi o mesmo da última passagem pelo clube. Kléber volta e meia sofre críticas e seu sangue quente pode ferver a qualquer momento. Lincon é um excelente jogador, mas também se mostra insatisfeito com alguma coisa. Marcos está encerrando a carreira e, talvez, sua presença em campo pese, nos momentos de decisão. Mesmo assim, se todos os jogadores esquecerem seus problema extra campos, o porco tem grande chances de brigar pelo caneco. Ainda tem a chegada de Maikon Leite, além do veterano e preciso Marcos Assunção. Felipão terá muito trabalho para fazer essa família italiana ser um time vencedor, mas é bom não duvidarem da força do Alviverde Imponente.
Destaque 'Ora, Bolas!': Felipão e a força do elenco.
São Paulo
Santos
Vasco da Gama
Furada do 'Ora, Bolas!': Clima pesado no vestiário e na diretoria.
Veredicto: Luta pelo G4, mas fica na Sulamericana.
Nunca nenhum time brasileiro venceu, por três vezes consecutivas, sua competição nacional mais importante. Mesmo assim, a equipe sofre, ainda, muita pressão de sua torcida. O motivo? Acostumada a, também, disputar todas as edições da Libertadores, desde 2004, a equipe não conseguiu uma vaga nessa temporada. Nesse ano, a equipe chegou até às quartas de final da Copa do Brasil. De qualquer forma, o tricolor paulista disputará a Copa Sul-americana. Além do eterno ídolo Rogério Ceni que, ao fazer o seu centésimo gol como profissional e se tornar o maior goleiro artilheiro da história do futebol, o clube conta com uma jovem revelação e um dos destaques da seleção brasileira principal: o garoto Lucas, além do retorno de um outro antigo ídolo, Luís Fabiano. No início do ano, a diretoria apresentou Rivaldo, melhor jogador do mundo, eleito pela FIFA, em 1999.
Destaque 'Ora, Bolas!': O elenco é muito forte. Com Luís Fabiano, mais forte ainda.
Furada do 'Ora, Bolas!': A desconfiança no trabalho de Carpegiani.0
Veredicto: Luta pelo título, com grandes chances de ganhar.
O Santo é o time mais forte do Brasil, atualmente. Essa afirmação tem três principais motivos: Muricy Ramalho, Neymar e Paulo Henrique Ganso. Muricy chegou ao Santos, deu a concistência defensiva de que o time precisava e conseguiu dar mais liberdade ao prodígio Neymar, que joga muita bola e cresce de produção, a cada momento, jogando mais pelo time e não para ele mesmo. Ganso é uma incógnita, não só pela triste sina das lesões que o perseguem, desde o ano passado, mas também porque sua cabeça está mais fora do que dentro do time da baixada santista. O peixe conta com um elenco forte. Além dos três craques citados acima, possui laterais de extrema competência e zagueiros - não muito confiáveis - porém, muito bem protegidos pelo esquema de Muricy. Do meio para a frente, Neymar, Ganso e o finalizador Borges completam a hegemonia, além de, ainda, no banco possuírem um grande elenco, com destaque para o desanimado, entretanto, ainda não morto Keirrison.
Destaque 'Ora, Bolas!': A dupla Neymar e Ganso - que se não for embora no meio do ano - faz a diferença, em qualquer lugar do mundo.
Furada do 'Ora, Bolas!': A defesa, com idade avançada e a iminente saída dos dois craques.
Veredicto: É favorito ao título, se manter pelo menos um de seus craques, Neymar ou Ganso.
Talvez, a palavra surpresa não seja a melhor definição para o Gigante da Colina. Mas, quando lembramos o passado recente do Vasco da Gama, percebemos que é mesmo uma surpresa ver o time chegar tão bem para a disputa do Brasileiro. Sua imensa torcida está feliz e todos cantam de coração, ao verem o time com Fernando Pras, Ramon, Alan, Anderson Martins, Dedé, Eduardo Costa, Diego Souza, Felipe, Juninho Pernambucano, Éder Luís, Alecsandro, Bernardo, Felipe Bastos e Élton. Dos 14 jogadores citados, quatro tem o poder para decidir contra qualquer adversário. O time está em festa pelo título da Copa do Brasil e o retorno do monumental Juninho. E outro detalhe importante: diferente dos outros times do Rio de Janeiro e de Minas, por exemplo, o Vasco não perdeu sua casa. São Januário continua sendo o caldeirão. O time briga pelo título e contra o relaxamento, por já ter uma vaga garantida na Libertadores.
Destaque 'Ora, Bolas!': A qualidade do elenco, enriquecido pela chegada de Juninho Pernambucano.
Furada do 'Ora, Bolas!': Por já ter a vaga na Libertadores, o time pode amolecer.
Veredicto: Se levar a sério o campeonato e não relaxar, briga pelo título.
Bem, queridos amigos, esperamos ter perpassado, de forma concisa e explicativa, nossas opiniões relacionadas aos times da Série A, que disputam o Brasileirão em 2011. Dê sua opinião, palpite, critique, use a caixa de comentários! Abraços e até a próxima! Aguarde, o 'Ora, Diná!' vem aí...
Nenhum comentário:
Postar um comentário