por Raoni Alves
@RaoniA
@RaoniA
Levanto a questão também para obter respostas. Tenho amigos que querem o Ronaldinho no banco do Fla. Outros reclamam do posicionamento e os questionamentos são variados. Já está rico. Só quer saber de farra. Tá gordo. Desmotivado e por ai vai. Aquele Gaúcho era promissor. Com 22 anos ele era apenas um coadjuvante de luxo no time de Rivaldo e Ronaldo, mas essencial para o sucesso da família Scolari. Especificamente naquele clássico diante dos ingleses, Ronaldinho foi o responsável pela virada, no melhor jogo dele com a camisa amarela.
A obrigação de ser protagonista não pode surgir como problema. O histórico Barcelona de hoje tem o DNA do craque brasileiro, que chegou a cidade espanhola e transformou o clube totalmente. Então porque hoje é questionado? De verdade, não acho que ele esteja jogando mal em 2011. É certo que está muito distante do que esperamos dele e por isso, é claro, deve ser cobrado como um fora de série que sempre foi, até mesmo pelo alto investimento feito pelo Flamengo. Agora ser vaiado! Ah não, nem tanto!
Vamos deixar de lado o investimento e o futebol que já vimos o jogador apresentar nos gramados europeus. Na Gávea, são 23 jogos, 7 gols, apenas uma derrota e quatro grandes apresentações, contra Fluminense, Ceara, duas vezes, e Avai. Todos esperavam mais? Sim. Evidente! Ele foi o melhor do mundo. Porém o time está em formação, achando sua melhor distribuição em campo e com uma nova proposta. E pelo amor de Deus! O time só perdeu um jogo em seis meses e foi campeão carioca invicto. Tudo bem, sempre concordei que estadual é torneio preparatório, mas já que joga, nada melhor do que vencer. Ora, Bolas!
Metade do time titular de 2011 é novo e mesmo sem jogar bem, o Fla teve maior posse de bola em todas as partidas. O Flamengo foi campeão Brasileiro em 2009 muito pela força de uma base antiga. Bruno, Angelim, Leo Moura, Juan, Zé Roberto, Everton, Airton, Wilians... Cada um foi chegando em um momento. Foram conquistas de menor expressão até chegar ao maior título nacional. Adriano e Pet foram as cerejas do bolo.
Ronaldinho é essa cereja. Thiago Neves pode ser a calda que dá o "sabor" a esse time, mas o camisa 10 é o maior diferencial. A bola no pé dele reage de outro jeito. Seus passes continuam sendo açucarados. Falta mais entrosamento, um centroavante que possibilite mais opções e acima de tudo tempo. Futebol não é do dia para a noite. Eu acredito sim na evolução gradual desse time e no grande potencial de Ronaldo Assis Moreira.
Friamente, se o Fla tivesse vencido Bahia e Corinthians (nada de surpreendente, já que nos dois empates a vitória seria algo normal, principalmente no primeiro exemplo) seriam mais 4 pontos, estaria na segunda colocação do brasileirão e teria o melhor ataque da competição. Será que com esse cenário estaríamos aqui contestando o futebol do Gaúcho? Certamente as manchetes seriam opostas. Assim como foram depois da goleada sobre o Avai na Primeira rodada. Pensem nisso antes de vaiar, o cara ainda tem crédito e futebol para liderar o bonde. Se ganhar um bom camisa 9 como companheiro então, nem se fala. As manchetes mudam com muita velocidade e as opiniões também.
Não, R10 não tem crédito nenhum, afinal o que ele deu a torcida do Flamengo? Um estadual? Isso o Tuta e o Fábio Baiano também deram...
ResponderExcluirEu como Rubro- Negro posso afirmar que depois de sua entrada o time teve um queda de produção, lembro-me que antes da estréia o time já jogava redondo e todos diziam:Quando o Ronaldinho entrar vai ficar bom, chegou Thiago Neves já arrebentando contra o Vasco na Guanabara e quando R10 entrou o time ficou lento, jogam em função dele que por sua vez não dá o devido retorno, gostaria de citar aqui o mito Romário, boêmio, tal como o Gaúcho, porém sempre deixava sua marca brilhante em campo. A torcida não quer um santo a torcida quer ter justificado em campo o valor que paga pelo ingresso, paper view ou o preço que paga pela perda de tempo assistindo noventa minutos de porcaria por domingo, detalhando, para muitos torcedores essa quantia de ingresso mais a frente lhe fará falta ao orçamento mensal, é isso que a torcida quer, ver um jogador que use seu manto com dignidade, a torcida quer ver o Flamengo, seja o camisa 10 Ronaldinho ou Joãozinho da beira do rio...
Acho as manifestações válidas desde que sem desrespeito ou agressividade, se a Presidenta está de mãos atadas pois o dentuço cumpre com seus horários, se o patrocinador nada pode fazer por causa do retorno financeiro, se Luxa tornou-se um impotente para uma possível briga que certamente é o mais fraco, a nação reivindica e cobra o mínimo, pois até este tem faltado. Se acredito em R10, claro que sim, desde que ele queira.
Um abraço aos criadores do blog e farei o possível para estar sempre por aqui.
Leo Torres