quinta-feira, 7 de julho de 2011

BOM SUJEITO: BOM DA CABEÇA E SAUDÁVEL DO PÉ

por Raoni Alves
@RaoniA

O Fogão vinha mal da cabeça e doente do pé. Nos últimos anos nem mesmo o samba de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho animavam os torcedores do Botafogo. A realidade mudou. O clube passou a brigar por grandes reforços e a ganhar corpo dentro de campo. Até mesmo a saída traumática de Joel Santana serviu para essa mudança de postura na equipe. Papai Joel é bom treinador, conhece muito de futebol e de relacionamentos entre pessoas, mas implanta um ambiente paternalista. Caio Junior trouxe o profissionalismo. Jeferson, Renato, Elkson, Maiconsuel e Louco Abreu representam a força e a habilidade para ganhar de qualquer adversário, dentro ou fora de casa. Porem, vale destacar também a participação fundamental do presidente Mauricio Assunção, responsável por novas ideias, novos patrocínios, ações de marketing e sonhos, que vão da contratação de Diego, ex-Santos, ao título de campeão brasileiro de 2011. Impossível? Não.

Não estou aqui apontando um campeão, nem apresentando a reinvenção da roda. Nada disso! É uma simples constatação de que nesse inicio de campeonato o time vem mostrando um grande futebol. Vale lembrar que Louco Abreu nem vem jogando e o uruguaio tem papel fundamental nesse ataque, principalmente pela preocupação que causa nos adversários e pela referência para as jogadas de bola aérea.  

Vamos pegar o meio de campo do Glorioso: Marcelo Mattos, que está acertando sua permanência no clube, com o qual vai firmar vínculo de três anos de duração, é um grande ladrão de bolas e tem bom passe. Além disso, ele foi o responsável por melhorar o sistema defensivo do time quando chegou. Renato é um segundo volante ideal para qualquer equipe. Marca com força, melhora a saída de bola e tem uma presença importante como homem surpresa. Sem contar que sua contratação recupera a imagem do Botafogo como clube grande capaz de trazer grandes jogadores da Europa e superar concorrentes de peso no mercado interno. Maicosuel é um símbolo do novo fogão. Jovem, habilidoso e identificado com a torcida. Saiu chorando para o futebol europeu, não deu muito certo e voltou para onde era feliz. Uma pena ter se machucado assim que voltou, mas é bom de bola e capaz de decidir partidas para seu time agora que está recuperado.

Para Elkson eu quero separar um parágrafo inteiro. Não que ele seja melhor do que o camisa 7 ou que o badalado Renato, mas Elkson é um meteoro no Rio de Janeiro. Chegou e em dois meses virou titular, artilheiro e fundamental para o clube. Além disso, mostra também que o clube esta muito mais estruturado, já que para trazê-lo o fogão precisou vencer uma disputa contra os vitaminados cofres do Fluminense. Vitória para o fogão! As novidades contam ainda com a chegada do volante Léo, que surgiu no Santa Cruz como uma excelente promessa, o meia Felipe Menezes, o zagueiro Gustavo e o atacante Alexandre Oliveira. 

O Glorioso formou um elenco qualificado para 2011. Isso quer dizer que o Botafogo é favorito ao caneco? Lógico que não. Contudo, é candidato forte a uma vaga na Libertadores e pode sim sonhar com a conquista do Brasileirão. Basta agora esperar a sequência da competição para observar a evolução de uma instituição histórica, que por muitos anos ficou em um segundo plano no cenário nacional e hoje é uma das forças do país. Palmas ao fogão e nessa hora Beth Carvalho cataria assim: “Esse é o Botafogo que eu gosto. Esse é o Botafogo que eu conheço. Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus! Deixa eu festejar que eu mereço”

Um comentário:

  1. Sábias palavras do querido Raoni Alves, a tempo o futebol do Glorioso Alvinegro carioca, nao andava assim, tão estruturado!
    Hoje o Botafogo tem uma nova cara, com Louco Abreu que é impescindível ao ataque alvinegro, Herrera que é puramente raça e coração em campo, o que as vezes o atrapalha,mas na grande maioria da jogadas o faz um Guerreiro.
    Maicossuel que creio eu escreveu sua história no Botafogo e virou ídolo, as vezes comparado até ao grande Túlio Maravilha,devido sua identificação total com a torcida e o clube.
    Elkeson chegou,consquistou a posição, e se tornou artilheiro do Clube.
    Renato vem estão fazendo um trabalho ótimo
    E sem contar com Marcelo Mattos,além de ser um ótimo jogador, extremamente identificado com o time e com a torcida, não tanto com Maicossuel devido a sua timidez, mas com certeza sabe que tem sua lugar especial no coração de nós torcedores.
    Fábio Ferreira, Antônio Carlos e o próprio Cortês, tem cooperado para segurar as coisas lá tras e sou muito fã do trabalho dos três, então nem posso falar muita coisa senão é "puxação-de-saco"
    Por fim, nosso querido Jefferson é sem palavras, goleiro a nível de seleção e desde que entrou no Glorioso, ouvir a torcida gritar seu nome a plenos pulmões!
    (e tb Graças a Deus que chego um bom goleiro)
    Sem contar o banco que também tem mt o que render: Lucas, Caio, Cidinho, Gustavo, Guilherme e alguns outros!
    Como vc mesmo disse,querido Raoni, o Botafogo nao é favorito ao título mesmo, mas desde o ano passado vem fazendo um papel memorável,se comparado aos anos anteriores, 6º lugar desde a era dos pontos corridos foi a melhor colocação em que o Glorioso ja chegou!
    Então ja que o elenco está bom, só falta afinar, entrosar direitinho que esses ano nós queremos no mínimo a Libertadores, e quiçá o título!

    E o Brasileiro que se prepare, que esse ano o Botafogo vem mordido! rs

    ResponderExcluir