sexta-feira, 29 de julho de 2011

DISPARADO, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS

por Raoni Alves 


Opa! Larguem essas pedras e me deixem explicar antes de balançarem a cabeça nesse sinal de reprovação. Não estou falando de um time ou de um jogo em especial. Apesar da obra de arte que vimos na Vila Belmiro, na última quarta-feira, não é do histórico Santos e Flamengo que me refiro nesse momento. Quero exaltar a qualidade, a emoção e o equilíbrio do Brasileirão 2011. Nunca vi tanto time bom junto. Já estamos com 12 rodadas ou um terço da competição e literalmente nada esta definido. Realmente não era para estar, mas em outros anos a grande largada do Corinthians já nos apontaria um principal favorito ao caneco, mas não nesse caso.
Vamos observar a tabela! Até o oitavo colocado, só figuram potencias do nosso futebol. Com todo respeito a Ceara e Figueirense, mas ver enfileirados Corinthians, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Vasco, Botafogo, Internacional e Cruzeiro, todos separados por "míseros" 10 pontos, é sensacional. E considero míseros pontos justamente pela qualidade da competição. Ou alguém duvida que qualquer resultado entre essas equipes seja totalmente possível? Em anos anteriores, nessa altura do campeonato, era possível ver um pequeno sonhador entre os lideres, que aos poucos ia perdendo força até chegar ao ponto de satisfação com uma colocação intermediaria na tabela. Nesse ano não! Sem contar ainda que na sequência da tabela temos Fluminense, atual campeão, que esta passando por um processo de reformulação, mas conta com jogadores de muita qualidade, Atlético Mineiro e Grêmio, que começaram mal o ano, mas que também não devem muito para os citados lideres do Brasileirão. Ah e é claro o poderoso e, na minha opinião, melhor time do Brasil, Santos. Numa conta simples chegamos ao número de 12 times, que ao se enfrentarem qualquer resultado pode acontecer. Com isso, sobram mais 8 times que não contam com a força de camisas vencedoras, mas que podem sim incomodar os outros. Esses vão tirar pontos de quem esta brigando pela taça, podem ter certeza.  
Vamos tentar responder algumas questões: Quem apresenta o melhor futebol até o momento? Quem possui o melhor elenco depois da janela? Quem tem potencial para crescer durante a competição? Quem vai sofrer com a falta de reservas? Quem? Quem? Quem? Que o Corinthians conseguiu um aproveitamento histórico, isso ninguém nega. Não podemos brigar contra números. Agora, não acho que o Timão apresente o melhor futebol até aqui. Estou gostando muito de São Paulo e Flamengo, pelo conjunto da obra. São times que valorizam a posse de bola, com jogadores de muito talento e que buscam o ataque. No momento, vejo um Flamengo em um estágio melhor, devido ao trabalho de maior duração de Vanderlei Luxemburgo. Contudo, vejo o elenco do São Paulo mais qualificado. Se por um lado o tricolor paulista não conta com uma estrela do "naipe" de Ronaldinho Gaucho, Adilson Batista tem muita qualidade em todas as posições e um Luis Fabiano se preparando para a reta final da competição. No quesito matador, o rubro-negro perde em comparação com quase todos os outros concorrentes. Liedson (depois Adriano), no Corinthians, Kleber, no Palmeiras, Alecsandro, Louco Abreu, Jô, Wallyson, André, Fred, Borges...
O melhor elenco pertence ao Santos, sem duvida. Mas não é essa a preocupação santista no ano. É evidente que Muricy não vai abandonar o Brasileirão, mas a competição será uma preparação para o mundial de clubes. Bom para o Santos, que terá uma preparação de altíssimo nível para pegar o Barça no final do ano. O problema é que querendo o título ou não, os meninos da Vila vão ganhar mais do que perder e isso poderá definir o campeonato lá na frente, vantagem para quem conseguir somar pontos diante do melhor time da América. Palmeiras, Botafogo e principalmente Atlético Mineiro e Grêmio devem sofrer muito com a falta de sequências positivas. São times titulares qualificados, mas acho que não se reforçaram tão bem assim para brigar até o final. Internacional, Fluminense e, com mais força ainda, o Cruzeiro e Vasco vão chegar.
Meu Deus! Que campeonato!!! Em cada rodada serão 10 finais e para quem ainda não aprendeu a jogar campeonatos por pontos corridos, preparem-se! Qualquer vitória valem os mesmo 3 pontos. E ai... Quem leva? Ora Bolas, respondam! Participem! Um abraço!

3 comentários:

  1. É impressionante como, a cada ano, ele fica ainda mais disputado. Este ano, em especial, o Campeonato Brasileiro parece que está nos preparando um surpresa maior ainda, diferente de tudo aquilo que já vimos. E, segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), a competição é a terceira melhor do mundo.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/07/brasileirao-e-o-terceiro-melhor-campeonato-do-mundo-diz-iffhs.html
    Nem aqui, nem na China, né?

    ResponderExcluir
  2. Ainda que a seleção Brasileira não demonstre isso, o Brasil, continua sendo o país do futebol, e nosso Campeonato, tem tudo para ser o mais bonito e mais disputado do mundo. 2011 promete!

    ResponderExcluir
  3. Eu já acho o Brasileirão o campeonato mais equilibrado no mundo. E nesse ano estamos também com muitas estrelas e times de muita qualidade. E melhor ainda é que a tendencia é melhorar a cada ano devido a forte economia brasileira e os novos contratos de TV que fazem os times terem maior cacife para brigar com o mercado internacional... Que beleza! E muito obrigado aos leitores pela participação! Um Abraço!!!

    ResponderExcluir